Morte foi confirmada pela prefeitura nesta sexta-feira (9). Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima é uma idosa de 89 anos que apresentava comorbidades. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
Taubaté confirmou, na tarde desta sexta-feira (9), o registro da segunda morte por dengue na cidade em 2024. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vítima é uma idosa de 89 anos, que apresentava comorbidades.
De acordo com a prefeitura, a idosa morava no bairro Quinta das Frutas, na região sul da cidade. Ela morreu na última quinta-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Apesar da confirmação da morte pela doença, a prefeitura ainda não informou outros detalhes sobre a paciente até a publicação da reportagem.
Nesta semana, a cidade divulgou a confirmação do primeiro óbito por dengue deste ano. A primeira vítima fatal da doença em 2024, segundo a prefeitura, foi um idoso de 76 anos, que morava na região central da cidade e tinha comorbidades. Ele faleceu dia 6 de fevereiro.
Segundo os dados da própria prefeitura, até esta sexta-feira (9), 1.331 pessoas haviam sido infectadas pelo vírus da dengue em Taubaté. No mesmo período do ano passado, somente 30 moradores haviam tido a doença. A alta é superior a 4430% de um ano para o outro.
Leia também
Taubaté confirma primeira morte por dengue em 2024; vítima é um idoso de 76 anos
Pindamonhangaba confirma duas mortes por dengue e declara estado de emergência
Jacareí confirma segunda morte por dengue em 2024; vítima é um idoso de 74 anos
Ainda segundo o balanço da prefeitura, 40 pessoas estão internadas com sintomas de dengue na cidade. Desses, 31 são moradores de Taubaté.
Na cidade, os bairros com maior incidência da doença são: Bonfim, Quiririm, Novo Horizonte, Cecap, Chácara Flórida e Santa Tereza.
A Secretaria de Saúde informou que, no momento, está em campanha de intensificação dos cuidados com ações de nebulização, bloqueio, visitas dos agentes de controles de vetores casa a casa, panfletagem e veiculação de propagandas sobre prevenção em rádios.
Larvas do mosquito da dengue.
Reprodução/EPTV
Outros casos
Jacareí e Pindamonhangaba também registraram mortes pela doença este ano, com dois óbitos cada cidade.
Com a segunda confirmação de óbito por dengue em Taubaté, subiu para seis as mortes em decorrência da doença na região do Vale do Paraíba.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Taubaté confirma 2ª morte por dengue em 2024; cidade já soma mais de 1,3 mil casos da doença
Adicionar aos favoritos o Link permanente.